O diretor-chefe de animação (CAD) Kiyoshi Komatsubara falou sobre seus problemas de saúde antes da estreia de Parte III com lançamento previsto para este ano. 

 Komatsubara postou uma mensagem no X (antigo Twitter) relembrando 2023, onde compartilhou que adoeceu no final do ano pelo segundo ano consecutivo.




“Este ano eu estava realmente imerso em Bleach. Provavelmente será o mesmo no próximo ano, mas ainda vou dar o meu melhor. Porém, estou com doença de fim de ano há dois anos seguidos… 

 Percebo que estou envelhecendo e preciso cuidar da minha saúde, então terei mais cuidado no próximo ano. Visar a saúde. Então, obrigado novamente este ano. Espero encontrá-los novamente no próximo ano”, disse ele.



Os diretores de animação e, por extensão, os diretores-chefes de animação, desempenham algumas das funções mais difíceis do setor. Grande parte de seu papel é garantir que os desenhos dos animadores permaneçam consistentes ao longo da série. 

 Isso se torna especialmente difícil com o aumento do trabalho freelance e remoto, o que significa que os animadores muitas vezes não são treinados ou estão menos familiarizados com um estilo específico de anime.


Os diretores de animação são responsáveis ​​pela correção dos desenhos enviados pelos animadores. Como diretor-chefe de animação, Komatsubara é responsável por refinar ainda mais os desenhos que foram limpos pelos diretores de animação.

O relatório recente da CBR sobre o recém-anunciado anime leve ‘barato e Velozes e Furiosos’, previsto para chegar às telas em 2024, destaca que anime de maior qualidade pode apresentar até 10.000 desenhos, muitos dos quais exigirão correções.

Veterano Bleach desde então, o animador Mizue Ogawa ridicularizou o anúncio do anime leve, chamando-o de “grosseiro” e “indeciso”, e muitos fãs de anime também manifestaram seu descontentamento com o anúncio.

As pressões sobre os diretores-chefes de animação foram destacadas em diversas ocasiões por Jujutsu Kaisen 0 CAD Terumi Nishii.

No mês passado, ela afirmou que a indústria de anime entraria em colapso e continua falando abertamente sobre a criação de um teste padronizado para animadores, chamado Teste de Habilidade, que reduziria a quantidade de correções desnecessárias que ela e CADs como Komatsubara teriam que fazer.

Sua premonição de um colapso da indústria parece ser apoiada por uma pesquisa recente sobre as condições dos estúdios de anime, revelando uma anedota particular de um animador de Tóquio que só voltava para casa 30 minutos por semana.

Embora a indústria japonesa de animação nunca tenha sido tão grande, muitos comentaristas estão cada vez mais certos de que ela existe em uma bolha esperando para estourar.

Komatsubara parece pronto para compartilhar novamente sua função de CAD para Bleach: TYBW Parte III – O Conflito ao lado de Michio Hasegawa e Kumiko Takayanagi.

A nova temporada está programada para ser transmitida em Crunchyroll em 2024, que resume a trama: “Quando a Soul Society é atacada pelo Império Wandenreich, Ichigo Kurosaki se joga de volta na batalha para salvá-la.

No entanto, os cavaleiros Sternritter enviados por Yhwach são implacáveis, forçando até mesmo os capitães a uma luta. Ichigo não é diferente, tendo sua espada quebrada. O pai de Ichigo, Isshin, revela seu passado. Entendendo a si mesmo e ganhando uma nova determinação, Ichigo treina, ganhando poderes para proteger tudo o que lhe interessa.

Enquanto isso, Uryu Ishida, descendente de Quincy, tem agido separadamente de Ichigo. O que ele descobriu depois de analisar os registros o levou a uma certa resposta.

O ‘sucessor’ de Yhwach agora causa repercussões dentro do Wandenreich, mudando o estado da guerra. Ao longo de 9 dias, a Soul Society desaparece na escuridão – eventualmente chega a hora das despedidas. .”

Fonte: Kiyoshi Komatsubara via X (anteriormente Twitter)